domingo, 12 de maio de 2013

ESTRATEGIAS E ADAPTAÇÕES PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS CACTÁCEAS


Alguns ecossistemas, como os desertos, semiáridos, caatingas e cerrados, recebem pouca água na forma de precipitação pluviométrica. Desta forma que os seres vivos consigam viver nesses ambientes precisam de adaptações morfológicas e fisiológicas, as plantas que habitam estas áreas secas são conhecidas como xerófitas, e muitas delas são suculentas com folhas espessas ou reduzidas.
Folhas transformadas em espinhos
Flor de uma cactacea
É uma família de plantas apresenta características que permitem sobreviver em ambientes quentes e áridos possui uma grande capacidade de fisiológica de conservar água. Para isso as cactáceas apresentam modificações morfológicas e fisiológicas tais como modificação do caule, este órgão de sustentação tornou-se ao longo dos processos evolutivos suculentos acumulando água, apresenta clorofila realizando fotossíntese sendo denominado cladódio. Outra adaptação nesta parte da planta é presença de uma camada serosa sobre a epiderme do caule formando uma estrutura impermeabilizante. Para evitar perda de água para o ambiente as cactáceas, através de processos fisiológicos tais como transpiração e respiração, desta forma transformou suas folhas em espinhos que além de reduzir a perda água protege estas plantas dos animais herbívoros.
Tais plantas suculentas e bem adaptadas as áreas áridas e semiáridas apresentam outras estratégias fisiológicas que imprescindíveis para sua sobrevivência nestes ambientes, possui metabolismo CAM adaptativas que é um metabolismo via ácido málico que possibilita a realização de trocas gasosas a noite, reduzindo significativamente a perda de água. Assim, durante o dia em que as temperaturas são elevadas, as plantas mantêm seus estômatos fechados e durante a noite como as temperaturas são mais amenas estas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas se abrem e fazem as trocas gasosas.
Diversidade de cactáceas
Devido a tais características as cactáceas possuem uma grande importância econômica, pois são usadas na alimentação dos animais já que estas plantas conseguem sobreviver longos períodos de seca sendo a única fonte de alimentação para os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário