domingo, 12 de maio de 2013

CACTACEAS - UMA VISÃO GERAL


Localização do bioma caatinga no território
brasileiro  Fonte: www.wwf.org.br

A família Cactaceae conta com 124 gêneros e aproximadamente 1.440 espécies de distribuição quase exclusivamente neotropical, ocorrendo nas Américas e atingindo a áfrica, Madagascar e Sri lanka.. No Brasil  mais conhecidas como cactos são plantas que possui uma diversidade muito grande de formas, bastante conhecida na região nordeste por ser um símbolo do bioma predominante desta região: a caatinga, que traz condições ideais para o desenvolvimento de exemplares do grupo, mas não  exclusivamente da  caatinga, cactáceas também podem ser encontradas em outros locais. 
Este bioma abrange 9,92% do território nacional, ocupando uma área de 844.453 Km², é constituída principalmente por savana estépica. A Caatinga ocupa a totalidade do estado do Ceará e parte do território de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Levantamentos sobre a fauna do domínio da Caatinga revelam a existência de 40 espécies de lagartos, sete espécies de anfibenídeos (espécies de lagartos sem pés), 45 espécies de serpentes, quatro de quelônios, uma de Crocodylia, 44 anfíbios anuros e uma de Gymnophiona (INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS).
Cactáceas
Dentro deste bioma rico e diverso estão presente as cactáceas, grupo vegetal que só no Brasil, são mais de 300 tipos. Nem todos possuem o seu habitat, onde a taxa pluviométrica é baixa, alguns crescem nas florestas tropicais. O aspecto varia muito, desde espécies anãs, e até com 8 a 16 metros de altura sustentando grossos ramos, estendidos em forma de colossais candelabros verdes.
O grupo vegetal em questão, também possui grande importância econômica regional: podem ser utilizadas na alimentação animal, sendo seu uso requisitado, principalmente, em épocas de seca, quando a carência de plantas alimentícias é maior, Além disso, os cactos também são utilizados na medicina local, e em construções rurais e domésticas.







Referências:

http://www.cactoslucia.com.br/cultivo/cactos/surgimento%20e%20significado.pdf, acessado dia 08 de maio de 2013 as 16:00hs.

LUCENA, C. M. De; et AL.  Conhecimento local sobre cactáceas em comunidades rurais na mesorregião do sertão da Paraíba (Nordeste, Brasil), Biotemas, setembro de 2012.

http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-caatinga.html, acessado dia 09 de maio de 2013 as 15:00 hs.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário